O esporte como integração de valores

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O esporte como integração de valores

Mensagem por Kamilla Nogueira em Dom Jul 16, 2017 5:44 pm

É notável, hodiernamente, a abrangência e a importância do esporte na vida e na formação de pessoas. Ao ensinar valores, regras de convivência, ao exercitar habilidades físicas, motoras, cognitivas e ao levar indivíduos a buscar uma melhor qualidade de vida e de saúde, o esporte torna-se cada dia mais desenvolvido e avançado. Diante disso, os avanços tecnológicos do século XX, trouxeram, por um lado, a parceria do esporte com diversas áreas como a psicologia e a nutrição e, por outro lado, possibilitaram a massificação do esporte e a imposição do capitalismo à este.
Quando falamos em educação física nos dias atuais, muitos jovens tem uma visão bastante preconceituosa dessa disciplina. Nesse contexto, podemos explicar o porquê isso acontece quando vemos que boa parte dos estudantes não tem o discernimento para perceber que a educação física não é apenas a prática esportiva. Há uma ligação direta entre a disciplina em questão, o esporte, a ética, a integração de valores e a qualidade de vida e isso muitas vezes é deixado de lado ou trabalhado implicitamente. Também podemos destacar o fato de que quando se fala em modalidades esportivas, já se pensa nos profissionais da mesma e no esporte de alto desempenho e este pensamento não deve ser o objetivo pedagógico das aulas de educação física.
Sendo assim, outra questão a ser abordada é a influência direta ou indireta que os avanços tecnológicos e socais tiveram no esporte. Podemos observar que, á medida que o esporte se torna um fenômeno mundial, o sistema capitalista leva o foco dos esportes para fins políticos e econômicos, refletindo então os conflitos sociais, espetacularizando e massificando o mundo esportivo contemporâneo. Junto á isso, a questão da idolatria à jogadores profissionais, a utilização do doping, o sonho plantado em crianças e adolescentes de se destacar e evoluir economicamente através dessa profissão e os milhões que a indústria esportiva movimenta se tornam preocupantes a partir do momento em que a sociedade não percebe a manipulação por trás de tudo isso.
Contudo, o mundo dos esportes não tem só lado negativo. É inteiramente possível notar o quão bem faz à população, aos estudantes e professores quando alguém se dedica, se identifica, se diverte e pratica alguma modalidade por amor, ou quando há investimentos governamentais para implementar e desenvolver o setor desportivo, ou até mesmo quando nas aulas de educação física são realizados jogos e há o respeito às normas, ao outro e o exercício dos valores éticos ou, por fim, a integração social com uma pessoa deficiente que, ao praticar se supera e sente-se confiante, independente e autônoma.
Portanto, o esporte faz mais pela sociedade do que a mesma consegue enxergar e, diante de todos os obstáculos que mundo dos esportes enfrenta, é indubitável não perder a essência, não deixar que o mundo globalizado, a indústria ou a mídia massifiquem ou tornem o esporte algo artificial sem fins socioeducativos, lúdicos e saudáveis. Também é dever da sociedade buscar aderir a prática esportiva ao seu cotidiano e entender os diversos benefícios que o mesmo pode trazer para o presente e para o futuro.

Kamilla Nogueira

Mensagens : 2
Data de inscrição : 09/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum