Fórum para relatos de experiências.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

resumo da atividade para o dia 15/08 !!!

3 participantes

Ir para baixo

resumo da atividade para o dia 15/08 !!! Empty resumo da atividade para o dia 15/08 !!!

Mensagem por Maria Lúcia Qua Ago 16, 2017 12:09 am

O corpo sendo avaliado como objeto social vem mostrar nesses textos o seu desenvolvimento; sua participação na sociedade; sua cidadania, e como o mesmo é construído com ajuda do esporte. A execução de uma atividade e o posicionamento do treinador sobre ela, vai influenciar diretamente na absorção de conhecimento e de experiências do aluno. Essas percepções vão refletir no condicionamento, na sociabilidade e na construção de valores do indivíduo enquanto cidadão.
Nesse sentido, podemos analisar a participação fundamental do professor como instrutor e guia no caminho do aprendizado. O qual deve promover disciplina, trabalho em grupo; como também erradicar a ideia equivocada de vencedor e perdedor, dentre outros. Essas construções trabalhadas influenciam o indivíduo, mesmo que indiretamente, pois a partir daí se gera um ser humano que vai participar da vida social fora do esporte e portanto necessita de uma base educacional; de valores e de disciplina.
Tanto para o lazer, quanto para a lucratividade, notamos o esporte como uma ponte acessível, capaz de mostrar o desempenho de cada um perante as habilidades e o controle emocional. Nesse ínterim, os textos trabalham o esporte como esse mecanismo de treinamento contínuo que deve ser utilizado para produção do bem no aluno. Seja no âmbito da saúde, lazer ou profissionalismo.

Maria Lúcia

Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/07/2017

Ir para o topo Ir para baixo

resumo da atividade para o dia 15/08 !!! Empty Atividade para o dia 15/08

Mensagem por Isabelle Café Qua Ago 16, 2017 2:20 am

Muito se debate hoje em dia sobre o esporte como um grande marco na sociedade, que devido à influência que o mesmo possui no meio é capaz de produzir inúmeros valores e levando também a desvalores. E é essa discussão que o texto traz, mostrando um pouco da relação habilidade x participação esportiva, dentre outros pontos.
O esporte consegue trazer igualdade entre as pessoas, independente das diferenças raciais ou socioeconômicas e as unem por uma mesma vertente, criando assim laços entre elas. Pode-se observar então que a sua pratica vai além de um cuidado físico. Ele traz os seus participantes para a realidade e os ensina a lidar com a relação interpessoal, ou seja com outro e até consigo mesmo, dando chance dos mesmos se conhecerem e aprenderem a lidar com diversas situações que podem se deparar no cotidiano, como o trabalho em equipe, o competitivismo saudável, o controle de suas emoções e o respeito às regras.
É notória a influência que o esporte possui, e o grande contratempo disso tudo é que se não for liderado de maneira correta, toda a influência que tem pode ser usada para produzir o contrário, gerando exclusão, um competitivismo exacerbado e inúmeros problemas. O que leva a criar pessoas que não sabem lidar nem com suas derrotas, muito menos com as vitórias. Onde o ambiente se torna um local que se importa mais em formar perdedores do que vencedores, e a pratica esportiva passa a ser vista apenas como um meio de obter reconhecimento e prêmios.
E é exatamente nessa linha tênue entre agregar ou segregar que o papel do professor se torna ainda mais importante, onde eles devem ficar atentos. Pois muitos alunos levam para sua vida coisas que sofreram no momento dessas práticas por não serem bons ou padrões como os demais, o que os levou a serem motivo de piadas, transformando assim o que era pra ser um momento que o traria benefícios tanto para saúde física, quanto para a mental em algo constrangedor e difícil.
No texto é destacado também a necessidade do Estado intervir apoiando os professores, criando projetos a longo prazo, ajudando-os a colocar as suas ideias em pratica, e que quando os coloque contrate profissionais realmente preparados. Ou seja, é preciso que se pense mais nos alunos e não simplesmente na verba que isso pode trazer, nos seus benefícios.
Em suma, conclui-se que o esporte é sim um grande motor na sociedade, podendo ser utilizado de fato com o intuito de preparar as pessoas para viverem na sociedade e aprenderem a pensar no coletivo. Como também pode excluir e criar desvalores, ao invés dos valores que serão refletidos não só no jogo, mas sim no cotidiano, já que o esporte é o espelho da sociedade. E a carência da participação do Estado fica clara, pois há uma insuficiência com relação ao apoio dos professores, disponibilizando locais para a pratica de algumas atividades, e mais do que isso, a contratação de profissionais qualificados e comprometidos com o real intuito por trás desses trabalhos sociais. Buscando não só a pratica como uma forma de lazer e sim um local onde se formam pessoas para lidar com outras, retirando-as do seu individualismo, produzindo bate papo após as aulas, formando assim cidadãos críticos.

Isabelle Café

Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/07/2017

Ir para o topo Ir para baixo

resumo da atividade para o dia 15/08 !!! Empty Re: resumo da atividade para o dia 15/08 !!!

Mensagem por Emily Pedroso Qua Ago 16, 2017 2:28 am

Na sociedade atual, o esporte se mostra de variadas maneiras e em diferentes ambientes, proporcionando uma transmissão de conhecimento e experiência entre aqueles que praticam ou não atividade física. Nesse contexto, o esporte permite a sociabilização entre pessoas através da introjeção de valores e respeito às regras para que os cidadãos vivão de uma maneira mais harmoniosa.
No Brasil, é notável perceber que existem vários programas esportivos sociais, dentre eles O Segundo Tempo onde o objetivo é proporcionar uma melhoria da qualidade de vida, democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte o que irá promover o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens. Porém, esses projetos passam por várias dificuldades em detrimento da falta de um investimento maior por parte do governo, além da ausência de profissionais qualificados para exercerem sua função, impossibilitando que esses programas cumpram seus reais objetivos.
Além disso, o papel do professor é extremamente importante, pois no cotidiano ele instiga seus alunos na construção de valores como por exemplo: o respeito, à relação interpessoal e a igualdade, o que consequentemente os cidadãos serão mais críticos e participativos na sociedade. Ademais, os professores de educação física incentivam a participação esportiva a todo tempo, para não haver uma exclusão posterior daquelas pessoas com menos habilidades e aptidão para aquele esporte.
Portanto, mesmo existindo vários programas sociais, cabe ao governo dar uma atenção e um investimento maior para esses programas, através de reformas em quadras, compra de materiais bons para a prática, além de contratar profissionais de excelência para acompanharem os praticantes. Assim sendo, muitas crianças e adolescentes influenciados pelo meio deixarão o mundo da criminalidade e passarão a praticar mais esporte. Também cabe a família incentivar e apoiar as práticas esportivas, assim o número de pessoas sedentárias irá diminuir com o tempo.

Emily 3B

Emily Pedroso

Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/07/2017

Ir para o topo Ir para baixo

resumo da atividade para o dia 15/08 !!! Empty Re: resumo da atividade para o dia 15/08 !!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos