Atividade para dia 15/08!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Atividade para dia 15/08!!!

Mensagem por Admin em Qui Ago 10, 2017 4:33 am

Olá alunos e alunas!

Infelizmente nosso último encontro não foi viável por motivos de força maior, deixando com que nosso momento de diálogo sobre a outra metade do texto não ocorresse! Porém, sei que a leitura do texto é de fácil compreensão e a primeira parte dialogada já norteia melhor os entraves que possa vir a ter com a leitura.
Pensando nisso, havia anotado na última aula algumas palavras que servirão, junto com o texto, para vocês construírem o texto dissertativo. Nesse texto, vocês devem usar todos as palavras abaixo e podem utiliza o último texto como referência. Essa atividade deve ser postada até as 23:59 do dia 15 de agosto, como sem falta!

Desde já agradeço a compreensão de todos e todas.
Abraço e boa atividade!!!

Palavras norteadoras:

Cotidiano. Respeito as regras. Projeto e alpinismo social. Influência do meio. Tempo. Relação habilidade x participação esportiva. Papel do professor. Relação Interpessoal. Igualdade.

Admin
Admin

Mensagens : 7
Data de inscrição : 03/07/2017

Ver perfil do usuário http://terceiroanob17.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Atividade para dia 15/08!!!

Mensagem por Gabriel Sá em Seg Ago 14, 2017 9:30 pm

Hodiernamente, o esporte é apresentado à sociedade com diferentes facetas de participação, de representação e de formação humana. Nesse contexto, discute-se além da questão esportiva do desenvolvimento de técnicas e métodos para jogo a formação ou deformação do ser dentro de um contexto cotidiano de programas sociais de incentivo ao conhecimento do respeito moral através da prática esportiva.
Em primeiro plano, é inegável que o Brasil possui diversos programas esportivos sociais como por exemplo o projeto Segundo Tempo que assim como tantos outros tem por objetivo segundo o Ministério do Esporte “Democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida”. Entretanto, esses projetos enfrentam diversas dificuldades para serem colocados em prática devido à diversos fatores como a falta de profissionais para desenvolve-lo, a falta de apoio governamental de verba ou de estrutura adequada, por isso o Sociólogo Gilberto Dimenstein se refere ao povo brasileiro como “Cidadão de papel” porque nos planos de projeto e na constituição por exemplo, tudo é perfeitamente aplicável, mas, quando passado para o campo prático não conseguem cumprir nem suprir as perspectivas criadas. Logo, os planos traçados para fomentar o desenvolvimento social pode não ser eficaz por conta das dificuldades técnicas de aplicabilidade.
Em segundo plano, o esporte é em suma uma língua universal que utiliza dos movimentos do corpo para se comunicar. Nessa perspectiva a prática dialoga com as mais diversas áreas sociais pois tenta utilizar da influência do meio da participação esportiva para desenvolver o respeito às regras, relações interpessoais e de igualdade para com o outro enquanto pessoa a ter ou não habilidades. Dessa maneira, dentro dos projetos sociais o papel de um instrutor ou de um professor é de fundamental importância para incentivar a não exclusão por possuir mais ou menos técnicas, caso a prevalência desses melhores ocorra estará se desenvolvendo o esporte de alto rendimento no qual produz-se mais perdedores do que ganhadores em prol da competitividade e não da participação coletiva.
É evidente, portanto, que o tempo dedicado ao esporte é também dedicado a construção do indivíduo na tentativa de ensinar-lhe as boas condutas do respeito à diversidade pessoal, às regras, à tentativa de melhorar a qualidade de vida , influência as relações interpessoais . Em contrapartida, as atividades de alto rendimento, disputadas, criadoras de vencedores e perdedores através da separação de habilidosos e não habilidosos à fim de promover um possível alpinismo social deve ser afastada do intuito de projetos sociais por causa de sua capacidade de evidenciar os desvalores como a extrema competividade , segregação e os outros já supracitados.
Gabriel Sá

Gabriel Sá

Mensagens : 3
Data de inscrição : 10/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Atividade para dia 15/08!!!

Mensagem por Flávia Meira em Ter Ago 15, 2017 2:52 am

É de conhecimento geral que a prática esportiva é de extrema importância e uma forte aliada para a inclusão social. Nesse ínterim, o esporte está deixando de ser visto apenas como uma forma de lazer e saúde corporal e está adquirindo novos significados. Um exemplo disso são os jovens que anteriormente encontravam-se marginalizados e sem motivação para frequentar a escola, passam a apresentar melhores rendimentos após dar início a práticas esportivas. Assim, o esporte desponta como uma importante oportunidade aos jovens de classe baixa superarem as desigualdades sociais e econômicas, uma vez que repassa valores essenciais, como a coletividade, relação interpessoal e igualdade que formarão cidadãos justos e produtivos à sociedade.
Nesse sentido, a atividade física e desportiva tem especial importância para jovens e crianças oferecendo assim uma variedade de ações destinadas a preencher construtivamente o tempo livre e afastando-os das ruas. Os efeitos são sentidos no cotidiano, pois muda a vida do indivíduo contribuindo para a formação no desenvolvimento físico, psicológico e para o processo educacional mantendo os alunos mais concentrados nas aulas e disciplinados. No entanto, a escola muitas vezes não promove atividades esportivas por achar que não há importância e acabam não contratando profissionais para desenvolver essas atividades no ambiente escolar. Ou quando contratam, muitas vezes os professores precisam tomar atitudes que são de responsabilidade familiar, como uma educação de princípios e valores, pois esta muitas vezes se encontra ausente ou descomprometida com a educação do jovem.
Por outro lado, as conquistas do Brasil relativamente à ampliação de projetos esportivos em comunidades carentes, a exemplo do Segundo Tempo, têm sido essencial para a remoção da criminalidade e marginalização. Nesse sentido, o esporte gabarita-se como possibilidade de promover a formação cidadã e noções de trabalho em grupo.
Portanto, mesmo que existam projetos, a falta de comprometimento por parte do governo com a falta de investimentos ou estrutura acaba impossibilitando a execução dessas práticas esportivas nas comunidades. Dessa forma, deve haver a manutenção e ampliação de projetos sociais em comunidades menos favorecidas por meio de investimentos massivos na construção de locais adequados à prática esportiva e profissionais qualificados ao atendimento de jovens e crianças. Ademais, os professores de Educação Física devem trabalhar ainda mais com questões relacionadas ao convívio em grupo, limites, disputas e desafios devido aos desentendimentos durante jogos e atividades coletivas.

Flávia Meira

Mensagens : 3
Data de inscrição : 06/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Atividade para dia 15/08!!!

Mensagem por Icaro Rodrigues em Ter Ago 15, 2017 11:37 pm

O esporte é algo de extrema importância para a construção de valores de uma sociedade , visto que ele é capaz de ensinar a formação e construção da consciência moral como a ética , a disciplina e ajudar em cada um da o melhor de si em busca de algo além de ajudar a aproximar pessoas independente de sua classe social.
A grande importância do esporte além das competições profissionais é que ele consegue a socialização das pessoas , seja por um futebol jogado na rua ou um vôlei em uma praça pública que muitas vezes é algo do cotidiano da pessoa praticar algum esporte. A pratica de esportes ajuda o individuo na parte de respeitar as regras daquilo , como por exemplo no futebol onde só se pode jogar com os pés e qualquer contato com a mão é falta , o futebol também é o esporte mais popular do Brasil , isso tem ajuda por parte da influencia da mídia de forma continua.
A construção de valores na prática esportiva tem-se pelo poder da pratica esportiva em transformar o ser humano pois é um esporte que traz alegria e alivia um possível problema mesmo que seja de forma temporária além de fazer bem a saúde física e mental e essa construção de valores passar a ocorrer quando o adolescente ou criança começa a conhecer as regras da modalidade , disciplina e respeito pelo próximo , o diretor do Instituto de Educação Física e Desportos da UERJ Edson Almeida Ramos fala que "As regras são fundamentais e contribuem para a formação de caráter do indivíduo." e assim é uma forma de comprovar a importância do esporte.
O Professor é de extrema importância para que tu isso que foi dito dê certo , ele que leva o conhecimento aos seus alunos e sabe a importância daquilo que esta sendo praticado , assim ajuda com que os alunos consigam atingir aquilo que é desejado e levar até uma certa influencia para ele e fazer com que ele possa até mesmo se tornar um atleta de alto nível e atingir sua melhor performance .

Icaro Rodrigues

Mensagens : 1
Data de inscrição : 15/08/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Atividade para dia 15/08!!!

Mensagem por Lara rocha em Qua Ago 16, 2017 1:05 am

O esporte além de ser um ótimo contribuinte para o bem estar e saúde do corpo, consegue também, ajudar na construção de valores em uma criança ou jovem por exemplo. No qual que dentro de campo ou meio esportivo, as crianças ja conseguem aprender além da igualdade, idependente de religião, raça ou classe social, mas também o espirito de competição e trabalho em grupo.
Ser competitivo de maneira dosada faz bem. É saudavel e normal a vontade de ser o melhor em determinada condição, porém além sempre nos calebrear para sempre triunfar sozinhos, é necessário também associar-se a um grupo para ajudar um todo, visto que trabalho em equipe é benévolo.
Em meio a tudo, logo o professor de educação fisica também tem um grande papel na vida de seus educandos, pois ele pode ajudar na composição de um adulto mais seguro de sí e com geande carater. E segundo o ex tecnico da seleção brasileira de volei, Bernardinho "A boa vontade de ser preparar tem que ser maior do que a vontade de vencer. Vencer será consequencia da boa preparação", e podemos interpretar que, tendo uma boa base, vinda também de mentores esportivos, podemos ter um grande futuro.

Lara rocha

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/08/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Atividade para dia 15/08!!!

Mensagem por Sérgio Henrique em Qua Ago 16, 2017 1:06 am

É inegável a grande influência do esporte na sociedade contemporânea. No Brasil, tem-se uma grande admiração ao esporte, isso justifica a grande influência que o esporte tem na vida dos brasileiros. Destaca-se, entre elas, o esporte na formação de valores.
O esporte é visto como uma das principais formas na agregação de valores. Através das regras, do trabalho em equipe, entre outros, este traz toda a experiência vivenciada para a sociedade. O Governo, aos poucos, vem reconhecendo essa vantagem em se investir ,ainda mais, no esporte.
Torna-se evidente, portanto, a importância do esporte para a formação de uma sociedade melhor. Posto isso, cabe ao Governo,continuar investindo em ONGs para que o esporte continue exercendo uma de suas funções, que é a sociabilização. A mídia, por sua vez, deveria, por meio de propagandas, incentivar a pratica do esporte, e mostrar todos os aspectos positivos que este pode exercer.

Moisés Peixoto

Sérgio Henrique

Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Atividade para dia 15/08!!!

Mensagem por Sérgio Henrique em Qua Ago 16, 2017 1:28 am

É evidente a comensuralidade da importância do esporte na atual nação brasileira. Perceptível a interação e o desejo eufórico dos cidadãos brasileiros pelo esporte, principalmente o futebol, tanto na prática como a construção de valores.
Os valores são bem vistos na prática, a partir da interconexão entre as raças, onde se pratica nos espaços públicos e privados essas práticas, em que se torna a socialização entre os entes sociais.
Outro ponto é as regras em que faz que crie uma verdadeira identidade social, que consecutivamente sia de forma positiva na prática da ética e valores respeitáveis, desde até mesmo uma boa administração do meio em que vive.
Percebe-se que o esporte é importante para manutenção de uma boa sociedade, por isso o governo deve continuar à efetuar os investimento nesse setor como ferramenta de cunho social, e fixar propagandas e campanhas publicitárias juntamente com a mídia pra que se unam e formem em prol de uma só causa.
Sérgio Henrique

Sérgio Henrique

Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Atividade para dia 15/08!!!

Mensagem por Kamilla Nogueira em Qua Ago 16, 2017 1:54 am

É notório que, com o passar do tempo o esporte sofreu diversas influências relacionadas ao meio em que se encontrava inserido. Diante disso, a relação de hablidade x participação esportiva junto ao papel do professor passaram por algumas mudanças que vêm sendo percebidas ao longo do cotidiano atual.
Por um lado, observam-se alunos que evitam praticar esportes por se sentirem incapazes, inseguros ou sem habilidades. Logo, para evitar esse afastamento faz-se necessário o papel do professor em incentivar a participação esportiva bem como as relações interpessoais. E para colaborar com o desenvolvimento das habilidades deve-se ensinar a importância do respeito as regras do jogo e as de convivência, sem deixar de lado o incentivo à persistência, sem deixá-los desistir na primeira tentativa falha.
Por outro lado, hodiernamente, o que se têm em determinadas escolas são docentes e responsáveis preocupados apenas com o projeto do alpinismo social, com as oportunidades que as habilidades/talento de uma pessoa podem trazer às instituições e ao benefício pessoal da família. Contudo, é compreensível notar a forte presença do capitalismo por trás de tudo isso.
Portanto, é indubitável por parte das escolas e dos docentes da área em união, elaborarem práticas e projetos em prol de valorizar e trabalhar a igualdade no esporte, o verdadeiro papel do professor, como o esporte está inserido em nosso cotidiano das mais variadas formas e como este pode nos fornecer uma qualidade de vida melhor em todos os aspectos. E, por fim, torna-se dever da família apoiar a prática esportiva dentro e fora da escola e reforçar a importância de se manter boas relações interpessoais visando a igualdade e a solidariedade primordialmente.

Kamilla Nogueira

Mensagens : 2
Data de inscrição : 09/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Atividade para dia 15/08!!!

Mensagem por Rodrigo Behrmann em Qua Ago 16, 2017 2:29 am

Podemos observar que o esporte na sociedade mostra suas diversas faces; enriquecer desconhecidos talentosos, diversão, e muito mais. Contudo ele tem bem mais utilidades públicas, como ajudar na saúde de quem o pratica, moldar caráter e ensinar senso de responsabilidade e autoridade aos jovens, além de criar sonhos de tornar o esporte carreira profissional. As comunidades que tem ONG's e projetos sociais que o incentivam tem uma boa resposta dos jovens e adultos que se sentem acolhidos por esses movimentos.
Discursos sobre sua importância na sociedade não faltam, mas investimento governamental tem de menos. Entretanto agora, depois das Olimpíadas esporte não está sendo visto apenas como lazer e para a melhora da saúde, mas sim como um modificador social, ajudando na inclusão social dos indivíduos e no redirecionamento da vida de vários jovens que antes estavam em decadência, mostrando nesse ponto o alpinismo social que já está acontecendo com quem faz do esporte sua profissão.
A influência do meio onde os jovens vivem podem levá-los para o uso de drogas, tráfico e prostituição; mas o esporte quer resgatar essas vidas e mostrar que há muita coisa boa fora dela.
Hoje em dia, com a variedade esportiva e de atividades físicas, os jovens têm cada vez mais opções para ocupar seu tempo fazendo atividades produtivas e que lhe agregue algo bom. Pois o esporte tem o poder de socializar pessoas de diferentes classes, gêneros e religiões; trazendo as relações interpessoais. A sua prática vai além de brincar na rua e jogar bola, ela agrega benefícios na saúde física, psicológica, e traz o ensino de valores incentivando os indivíduos a sempre evoluírem, trazendo os conceitos de igualdade e respeito, o papel do professor é esse, mostrar todos esses benefícios e oportunidades que o esporte traz.

Rodrigo Behrmann Pereira

Rodrigo Behrmann

Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Atividade para dia 15/08!!!

Mensagem por Thiago Andrade em Qua Ago 16, 2017 3:45 am

Com a evolução da sociedade, é irrefutável que o esporte faz parte do cotidiano de toda pessoa saudável. Sendo assim, o esporte também serve como meio de inclusão social, complementando no desenvolvimento dos valores sociais de qualquer jovem, como a igualdade e fraternidade. De outro modo, há um conflito entre a quantidade de pessoas que praticam; que vem se tornando menos a cada dia, e a importância que a midia e outros meios sociais promovem.
Primeiramente, a triste realidade é que grande parte da população é sedentária, resultado de uma globalização e influencia de meios do cotidiano americano, como mostrado na musica "Amerika" de Rammstein. Tal fato é comprovado até mesmo nas marcas que patrocinam eventos esportivos, como cervejas e produtos de grife. Esse problema pode ser amenizado com mais influencia das celebridades fazendo esportes, para que mais pessoas entrem nesse estilo de vida, pois as pessoas que seguem esportistas já são esportistas, a idéia é que não esportistas se tornem esportistas, e assim diminua o indice de sedentárismo mundial.
Em complemento, um fator que contribui para a disseminação do esporte é o professor, que faz com que os jovens tenham mais vontade de participar e melhorar sua condição de vida, logo, esse educando se torna também um influenciador social. Essa relação interpessoal é devida ao respeito as regras impostas pela escola. Porém não é só papel do professor que os jovens dêem mais importância aos esportes, a midia e os pais tem como fundamental papel de complementar esse aprendizado.
Portanto, é inegável que pessoas que não sedentárias tenham uma boa relação com habilidade e prática esportiva. É necessário então, que a população dê mais uma chance ao esporte, haja visto seus benefícios, pois ainda há tempo de mudar essa realidade. Um futuro igualitário não é um que todos são iguais, e sim que todos têm as mesmas oportunidades.

Thiago Andrade

Mensagens : 2
Data de inscrição : 16/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Atividade para dia 15/08!!!

Mensagem por Giulia Sóglia em Qua Ago 16, 2017 4:00 am

Hodiernamente, o esporte é encarado por diversas formas diante a sociedade. Com isso, foi lançado o questionamento em uma pesquisa realizada pelo Programa Segundo Tempo: O papel do esporte e sua influência nas relações interpessoais vivenciadas no nosso cotidiano.
Diante mão, as práticas esportivas são idealizadas por muitos apenas como uma forma de lazer para com todos. Porém, ao refletirmos sobre o determinado assunto, percebemos que atividades como estas realizam um papel importante na construção de uma sociedade que respeita e vivencia os valores impostos pela mesma.
Há diferentes formas de trabalhar os valores; assim, além dos nossos agentes formadores, ( pais e professores) na escola, a Educação física é fundamental para que os alunos possam aprender a conviver com os princípios do nosso corpo social, como : o respeito ao próximo, respeitar as regras exigidas para uma boa convivência, inclusão social, trabalho em grupo, dentre outros. Assim, é inegável que é o papel do professor é de grande relevância defronte uma análise crítica associado a construção de uma comunidade que segue essas normas.
Ademais, o esporte é um meio notável que possibilita muitas vezes a igualdade entre as classes sociais, ou seja, é uma língua universal que usufrui do corpo para comunicar-se com quaisquer individuo, deixando de lado as diferenças entre si.
À vista disso, é irrefutável que o esporte é um amplo influenciador para composição de uma entidade que busca pela convivência justa e igualitária. Desse modo é necessário que a pessoas parem de enxergar o desporte meramente como uma forma de diversão e passe a notar que traz ensinamentos pertinentes que serão levados para toda vida.
Giulia Sóglia

Giulia Sóglia

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/07/2017
Idade : 18

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Atividade para dia 15/08!!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum