Textos para aula do dia 17 de julho.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Textos para aula do dia 17 de julho.

Mensagem por Admin em Ter Jul 04, 2017 3:06 am

Olá meninos e meninas,

Seguem abaixo os links para serem trabalhados na aula do dia 17, peço que façam a leitura e se possível imprimam ou levem nos seus aparelhos eletrônicos.

Lembrem-se que a produção textual deve ser no formato dissertativo, porém, não se atentem ao número de linhas e sim na qualidade da discussão!

Espero que nossa experiência enriqueça e amplie o nosso capital intelectual e nos faça mais humanos no bom uso do conhecimento.

Um abraço,

Att.

Prof. Ramon Luduvico

http://www.efdeportes.com/efd172/o-esporte-como-fenomeno-social.htm

http://www.fef.unicamp.br/fef/sites/uploads/deafa/qvaf/evolucao_cap1.pdf

Admin
Admin

Mensagens : 7
Data de inscrição : 03/07/2017

Ver perfil do usuário http://terceiroanob17.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Texto para aula do dia 17

Mensagem por Jéssica mendes em Sab Jul 15, 2017 2:07 am

Durante a passagem do século XX para o século XXI, o esporte sofreu muitas transformações e continua sofrendo até os dias atuais. O avanço da tecnologia possibilitou a melhoria do esporte, mas também trouxe pontos negativos.
Em meados dos anos 70, não havia uma preocupação com tênis, camisas e shorts ou como esses objetos poderiam melhorar o desempenho do atleta, os praticantes julgavam mais importante a superação física e a técnica para vencer a modalidade em questão. Com o decorrer dos anos, tantos os uniformes quanto o modo de preparação dos atleta tiveram progresso. Tais melhorias vieram acompanhadas com pontos negativos, como o doping esportivo, que é quando um atleta usa drogas para melhorar o desempenho.
Com a evolução da mídia, os esportistas passaram a estampar capas de revistas e representar marcas, á partir deste ponto, estar no esporte se torna algo bastante rentável. A junção do dinheiro com a visibilidade leva a fama, que em muitos casos age de forma negativa na vida dos jovens atletas.
O esporte está conduzindo os jovens para um bom caminho, que encontram em certas modalidades a oportunidade de mudar o futuro, mas com a chegada da fama, alguns perdem a cabeça. O requisito básico para entrar nesse universo é ter uma mente centrada, para saber lidar com os desafios desse estilo de vida.

Jéssica mendes

Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Redação Educação Física : Esporte e Sociedade

Mensagem por Gabriel Sá em Sab Jul 15, 2017 10:50 pm

Conceitualmente, pode-se classificar , segundo José Roberto Zafallon, o esporte como um fenômeno de agrupamentos humanos no qual se engloba perspectivas da saúde, da educação, do turismo, dos conhecimentos, das normas, da arte, de habilidades físicas, da construção social e de valores humanos. Hodiernamente, discute-se a importância das atividades esportivas como um fenômeno sociológico, levando em consideração as questões históricas, econômicas, políticas, culturais e competitivas.
Em primeiro plano, é notório as modificações que o esporte sofreu a longo dos séculos. Na antiguidade um símbolo de adoração aos deuses Gregos. Durante a Revolução Industrial passou a ser uma forma de diversão no tempo de ócio dos operários. Em períodos da modernidade Pierre de Coubertin recriou os Jogos Olímpicos como conjectura da união mundial. Já no contexto da II Guerra Mundial os Nazistas utilizavam o desporto como ferramenta de formação da ideologia da juventude Nazi. E a partir do século XX tornou-se mais forte a iniciativa educativa e participativa social após a Carta Internacional da Educação física e Esporte da UNESCO.
Como supracitado, o esporte transmutou-se devido à diversos contextos e segundo o Professor Dr. Marco Antonio Betinni dividiu-se em três subgrupos: a) do Esporte-Educação; b) do Esporte-Lazer; c) do Esporte de Alto rendimento.
O primeiro, constituiu-se com princípios voltados à participação, inclusão e desenvolvimento das técnicas , dos gestos e do controle emocional para serem utilizados não apenas no esporte mas também com o sentido de hombridade e respeito em um determinado grupo social ao qual posteriormente o jovem fará parte, e ainda, para construção da capacidade cognitiva e o despertar para manutenção da boa saúde. Por isso, a educação esportiva deve ser entendida como princípios éticos do desenvolvimento individual e coletivo.
O segundo, origina-se na intencionalidade lúdica através de jogos e brincadeiras, o que permite adaptar todas as regras, espaço de prática, designo de vencedor, para permitir a maior participação possível. Desse modo, a inclusão, e a liberdade criativa ganham maior força nessa subdivisão do esporte.
O terceiro caso, do esporte de alto rendimento, é a repartição com maior quantidade de pontos negativos para a sociedade, pois torna extrema a participação humana nessa atividade. Dessa forma, incorpora-se ao esporte, para o Professor Dr. Marco Antonio Betinni “elementos racionais, como medidas, recordes e igualdade de chances”, porém, isso torna o esporte de alto aproveitamento demasiadamente competitivista e segregador, porque separa as pessoas em grupos de perdedores e ganhadores além de nem mesmo permitir a participação dos menos habilidosos. Como também, tem o poder de através do sistema capitalista tornar-se uma fonte de lucros e de ascensão social. Exemplos disso é o crescimento de escolinhas de futebol, esporte com maior fonte lucrativa para os atletas, e a cada vez maior venda de camisas e ingressos de alto custo, tornando dessa maneira o esporte um dos mais rentáveis e espetacularizados negócios para àqueles que os pratica e para os que os patrocina. Em último caso, o esporte de alto rendimento desperta no torcedor emoções agradáveis de vitória ou desagradáveis de derrota, possibilitando a compreensão da fidelidade, em exacerbo ou em contenção, ao seu time e ao seu esporte, levando a perceber que em alguma área dos pensamentos humanos ainda há lealdade.
Nesse ínterim, percebe-se o quão importante tornou-se o esporte, pois desperta na população discussões e percepções diferentes, com pontos positivos e negativos, entretanto acima de tudo permitindo uma união social, aprendizado de valores, ou seja, em uma visão geral uma transformação social. Talvez seja por todas essas características que o esporte possa ser reconhecido como “Língua Universal”.

Gabriel Sá
3º ano B

Gabriel Sá

Mensagens : 3
Data de inscrição : 10/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Textos para aula do dia 17 de julho.

Mensagem por Thiago Andrade em Dom Jul 16, 2017 7:29 pm

Em uma sociedade altamente sedentária, o esporte se torna um palco para negócios milionários. Porém, seu uso está cada vez mais constante no dia a dia após diversos beneficios, principalmente entre crianças e jovens. Dessa forma, a prática esportiva pode ser considerada uma transformadora social devido a todo o mundo envolta da mesma.
O esporte como fenômeno social está presente hoje graças aos eventos esportivos divulgados pela mídia e a identificação com ídolos assim como a pressão dos pais e dos amigos e a esperança em obter sucesso e despontar uma profissão de sucesso que seja bastante rentável. Cabe destacar que em qualquer lugar do mundo ele é praticado, envolvendo todas as classes sociais este fenômeno é capaz de promover a socialização, a cooperação, e transmissão de valores.
Entretanto, percebe-se que o esporte possui um cunho social de extrema relevância e que o mesmo faz parte da cultura brasileira, de forma que somos conhecidos como o "país do futebol". Deste modo, podemos observar que o papel do esporte é incluir as pessoas para que assim elas possam assimilar diversos conteúdos e adquirir valores sociais e também contribuir para a área da saúde, educação, turismo, entre outros.
Portanto, O esporte é uma atividade abrangente, visto que engloba diversas áreas importantes para a humanidade, mas seu caminho passa como espetáculo, pois existe uma grande concentração de pessoas que são espectadores de evento esportivo. Então seu mpreendemos que a função dos educadores físicos é destacar sempre os aspectos educacionais esportivos de modo que possibilite aos alunos integração, respeito e cooperação que são valores que os seguirão ao longo da vida. Através da prática esportiva os alunos também poderão aprender a ganhar e perder e tomar este princípio como norte que os guiará em seu cotidiano, visto que no cotidiano nos deparamos com situações adversas.

Thiago Andrade

Mensagens : 2
Data de inscrição : 16/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Textos para aula do dia 17 de julho.

Mensagem por Edson Cardodo em Seg Jul 17, 2017 1:22 am

A prática esportiva produz uma série de valores no seu contexto. Liderança, trabalho em equipe, respeito às regras, são alguns exemplos de valores que são vivenciados, muitas vezes indiretamente, quando há a intervenção de algum profissional de Educação Física, com a intenção de provocar a produção destes valores nos participantes da atividade física. Com isso, os programas e projetos sociais são fundamentais na construção da cidadania, da criação de oportunidades para crianças e jovens excluídos, criando assim, uma perspectiva de futuro melhor.
    O esporte possui um grande potencial de socializar indivíduos das mais diferentes classes, religiões, gêneros, entre tantas outras diferenças presentes na nossa sociedade. Através de uma partida de futebol na rua, de um jogo de vôlei na escola, um jogo de basquete na praça, pessoas se relacionam, fortalecem amizades, criam vínculos mesmo sem nunca terem se visto. Não importa se for uma competição, uma brincadeira ou parte da aula de Educação Física, a socialização com os demais está intimamente ligada ao jogo.
Esporte e cultura são conceitos muito próximos. Tanto um quanto o outro são essenciais para o crescimento e o desenvolvimento das pessoas, independentemente da idade. No Brasil, os últimos anos foram proporcionados de grandes eventos esportivos e também culturais. As Olimpíadas, a Copa do Mundo, o Pan Americano e outros tantos. Isso trouxe para o país um sentimento esportista muito bonito, que deve ser fortalecido em cada um dos cidadãos. O esporte propícia uma vida melhor, uma união com o próximo, e busca a paz.

Edson Cardoso
3º A

Edson Cardodo

Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Textos para aula do dia 17 de julho.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum